Quinta-feira, 17 de Abril de 2008

Programa Polis na Cidade de Chaves

A intervenção do Programa Polis na Cidade de Chaves abrange uma área de aproximadamente 351 hectares, compreendendo as margens do rio Tâmega entre o Açude dos Agapitos e a zona dos Lagos, a montante da Estação de Tratamento de Água de Sta. Cruz, as margens das ribeiras do Caneiro e do Rivelas, as zonas do Complexo Termal, do Jardim do Tabolado, do Jardim Público, da envolvente dos fortes de S. Francisco e de S. Neutel e ainda uma nova ponte pedonal sobre o rio Tâmega.

A intervenção compreende a requalificação das margens do Rio Tâmega, devolvendo ao Rio o seu papel estruturante da Cidade. Esta intervenção proporcionará um significativo desenvolvimento de Espaços Públicos e, sobretudo, de Áreas Verdes, naturalizadas, permitindo a criação de um extenso corredor pedonal ao longo das margens do Tâmega, atravessando todas as zonas intervencionadas, dotado de ciclovia, áreas de estada, com uma forte identidade, fruível como um todo, mas multifuncional conforme as características das diversas áreas de intervenção que vai atravessando.

A preservação de sistemas naturais em ambiente urbano, ao longo das margens do rio Tâmega, com a constituição de uma extensa estrutura verde, contínua, desde os Lagos de Santa Cruz (Norte) até a zona dos Agapitos (Sul), incluindo a criação do novo Parque Urbano da Galinheira e a requalificação dos actuais Jardim do Tabolado e Jardim Público, a revitalização da actividade piscatória, em tempos existente, o reforço da vocação termal e a construção de percursos ribeirinhos pedonais e ciclovias constituem os aspectos mais marcantes desta Intervenção, no que respeita à valorização paisagística e ambiental da Cidade de Chaves.

O reforço da ligação entre as duas margens do rio, junto ao Centro Histórico, permite centralizar a Cidade em torno do Rio Tâmega e do Centro Histórico, reencontrando-se com a sua génese geográfica e histórica.

Será, igualmente, construído um Centro de Interpretação e Monitorização Ambiental que, para além de desenvolver acções de sensibilização ambiental, proporcionará o acompanhamento contínuo dos diversos indicadores ambientais.

A partir deste conjunto de intervenções previstas no Programa Polis para a Cidade de Chaves, julga-se que poderão ser plenamente conseguidos os objectivos preconizados pelo Programa, especificamente a requalificação urbana e a valorização ambiental destas zonas da cidade.

Além destas, encontram-se igualmente previstas diversas outras acções de regeneração/reconstrução/valorização do espaço público e/ou do património classificado e edificado, aproveitando o momento e as sinergias criadas pelas demais intervenções de requalificação e de valorização do Programa Polis, mas que, apesar de executadas “em simultâneo” e de uma forma coordenada com o Programa Polis, não são por este financiadas, dependendo a sua concretização da promoção e, sobretudo, de investimentos provenientes de outras entidades, públicas ou privadas.

De entre estas “outras acções” salienta-se a construção do Pavilhão Multiusos de Chaves, do Parque Urbano da Galinheira (2ª Fase), do Complexo Lúdico da Água Quente (Piscinas), da nova Biblioteca Municipal e ainda o restauro e reabilitação do Complexo Termal e a remodelação do Cine-Teatro de Chaves, equipamentos importantes do ponto de vista da dinamização e atracção da cidade. Estando localizadas em plena zona de intervenção do Programa Polis, reveste-se de todo o sentido a sua promoção conjunta e simultânea de modo a concretizar-se uma correcta e necessária requalificação urbana e valorização ambiental destes espaços.

 

 

publicado por flavicirc às 18:33

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. O Projecto...

. Horizonte...

. Uma imagem...

. Porta-Chaves

. Programa Polis na Cidade ...

. AGENDA CULTURAL DE ABRIL

. Carnaval*

. As ruelas...

. Avaliação do 2º Período

. Relatório das Actividades...

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Um olhar sobre o Tâmega...

blogs SAPO

.subscrever feeds