Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2007

Chaves numa pequena abordagem

 

               

Chaves é uma cidade monumental e termal, fundada há mais de 2000 anos pelos Romanos que, nesse tempo, descobriram e exploraram as suas famosas nascentes termais.

            O centro histórico da cidade desenvolve-se em redor do Castelo – do qual resta a Torre de Menagem – e das suas Muralhas.

            Ninguém fica indiferente às estreitas ruas e ruelas, tipicamente medievais, cujas características varandas se impõem como imagem de marca ou, ainda, aos inúmeros vestígios que, ao longo dos tempos, foram deixados em Chaves pelos povos que ocuparam a cidade desde épocas remotas: Calaicos, Celtas, Romanos e Árabes.

            Como pontos de passagem obrigatória, Chaves oferece ao visitante vários monumentos, dos quais se destacam os Fortes de S. Francisco e de S. Neutel e a Igreja da Misericórdia.

            Um curto passeio pela cidade permitirá admirar as Igrejas pinceladas a românico e barroco, construções apalaçadas e museus temáticos (Arqueologia, Arte Sacra, Militar e Ferroviário).

            O artesanato tem, igualmente, uma expressão importante no concelho. A seis quilómetros da cidade situa-se Vilar de Nantes, conhecida pelo barro preto. Panelas de barro, cafeteiras, vasos, púcaros e talhas são alguns dos utensílios feitos pelos oleiros de Nantes. No entanto, existem em Chaves outras actividades artesanais como, por exemplo, a cestaria, a tanoaria, a tecelagem (lã, linho e burel) e os trabalhos em ferro e madeira.

            O verdadeiro ex-libris do concelho é, porém, o famoso presunto de Chaves que, acompanhado com pão centeio e um copo de vinho, proporcionam uma boa refeição. A gastronomia flaviense impõe-se, ainda, pelas alheiras, o folar, os pastéis de carne e um conjunto de iguarias culinárias, como o arroz de fumeiro, o cabrito, a feijoada ou o cozido à base de carnes de porco.

                                                                        

 

 

publicado por flavicirc às 22:12

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. O Projecto...

. Horizonte...

. Uma imagem...

. Porta-Chaves

. Programa Polis na Cidade ...

. AGENDA CULTURAL DE ABRIL

. Carnaval*

. As ruelas...

. Avaliação do 2º Período

. Relatório das Actividades...

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Um olhar sobre o Tâmega...

blogs SAPO

.subscrever feeds