Chegados ao fim de mais um período, é hora de fazer um balanço das actividades realizadas ao longo destes meses no âmbito da disciplina de Área de Projecto.
Dedicámo-nos à elaboração dos inquéritos que nos auxiliarão no estudo das opiniões da população e ao tratamento dos seus resultados. Os inquéritos foram de carácter bastante abrangente, de modo a possibilitarem-nos reter o máximo de ideias possíveis sobre as mais variadas áreas de acção em que nos propomos trabalhar. Através dos dados recolhidos, pretendemos que a população participe activamente no desenvolvimento do nosso projecto que, sendo um plano de acção sobre Chaves, deve interessar a todos. Conseguimos avaliar as potencialidades da cidade mais reconhecidas pelos cidadãos e as lacunas mais evidentes. O projecto prosseguirá e tentaremos dar resposta às preocupações dos flavienses dentro do possível.
A outra fase do trabalho na qual investimos neste período foi a realização de entrevistas a três entidades da Câmara Municipal de Chaves: O Presidente da Câmara, Dr. João Baptista, o Arquitecto Penas e a Vereadora Maria de Lurdes.
As áreas de intervenção do Presidente da Câmara são as Estratégias de Desenvolvimento Municipal Sustentável; Recursos Humanos; Administração Autárquica, Financeira e Patrimonial; Educação, Ciência e Cultura; Cooperação Externa e Protecção Civil. A Vereadora Maria de Lurdes é responsável pela Promoção do Termalismo/Turismo; pela Acção Social; pela Saúde; pelo Desenvolvimento Rural; pela Promoção de Produtos Locais; pelos Mercados e Feiras e pela Fiscalização Sanitária. O Arquitecto Penas está encarregado do Licenciamento de Operações Urbanísticas; do Ambiente e Serviços Urbanos; Da Juventude e Desporto e do Património Histórico e Cultural.
As entrevistas que realizámos, foram gravadas e estamos a tentar inseri-las no nosso Blog, operação que se tem mostrado bastante difícil. Os três elementos da Câmara Municipal aos quais apresentámos o nosso trabalho mostraram-se bastante interessados nas nossas ideias.
Outra ideia que temos vindo a desenvolver este período é um roteiro vídeo pela cidade. Já gravámos a primeira parte. O roteiro tem início no Liceu e percorre os pontos mais característicos de Chaves, constituindo uma espécie de publicidade turística e, simultaneamente, um resumo do nosso trabalho.
No terceiro período, tencionamos realizar a parte escrita do trabalho, baseada, principalmente, na História, localização, tradições, turismo, economia, educação, cultura, desenvolvimento empresarial e arquitectónico (referências ao Programa Polis), gastronomia, artesanato, lazer/desporto, ambiente e população (crescimento/desenvolvimento).